Fotografia de John Paynter (PAYNTER, 1972) |
John Paynter nasceu em Londres em 17 de julho de
1931 e faleceu dia 01 de julho de 2010. Foi educador musical e professor
reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu nas escolas
inglesas participando da reestruturação do currículo britânico nas décadas de
70 e 80. De acordo com o novo currículo, na área de música, ampliou-se o acesso
às aulas de instrumentos, aumentou-se o número de grupos de música de câmara e
de orquestras juvenis fora dos horários de aula,bem como, nas salas de aula,
passou-se a ouvir e dar mais importância às composições das crianças (MATEIRO,
2011, p.253; PAYNTER, 1992, p.10).
Desde seu primeiro livro Sound and Silence (1970) Paynter já se encontrava engajado
no processo de educação musical para as escolas da Inglaterra. O que se
consegue perceber em outras publicações é que aprimorou suas impressões e
práticas sobre o assunto, propondo e defendendo um fazer musical criativo
nas aulas de música, em consonância com a música nova que surgiu no século XX,
com a ideia da utilização da tecnologia, dos sons eletrônicos e do cotidiano,
além da incorporação de ruídos e de novas possibilidades sonoras.
Paynter utilizou em suas aulas uma gama de informações e ideias renovadoras do pensamento educacional musical, adaptando-as e criando caminhos para que os alunos pudessem criar e se expressar com diferentes fontes sonoras, tornando-se, também, compositores.
Paynter não criou um método de educação musical. Muito pelo contrário, chegou a afirmar que eles eram a antítese da mente criativa (PAYNTER, 1992, p.30) e, segundo Marisa Fonterrada (2008, p.190), o educador britânico segue a tendência que surge em meados do século XX em que se busca "a necessidade de substituição dos métodos rígidos de trabalho por procedimentos em que temas estudados de maneira criativa conduzem a outros, o que permite a construção, pouco a pouco, de uma rede relações, e é desse modo que se constroem o conhecimento e a experiência do sujeito".
O que se encontrará neste blog é a construção dessa rede relações criadas por meio de temas estudados durante a disciplina "Estudo de repertório e suas implicações na Educação Musical", mostrando como se construiu a experiência coletiva de composição e as impressões individuais sobre o processo ocorrido no primeiro semestre do ano de 2014 em disciplina oferecida pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, sob orientação da Professora Doutora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.