Referências Bibliográficas

ALONSO, Chefa. Improvisación libre: la composición en movimiento. Espanha: Dos acordes, 2008.


BRITO, Maria Teresa Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

FONTERRADA, M. O. T. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. 

_______. O lobo no labirinto: uma incursão à obra de Murray Schafer. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

GAINZA, Violeta. H. El Rescate de La Pedagogía Musical. Buenos Aires: Grupo Editorial Lumen, 2014.

MATEIRO, Teresa. John Paynter: a música criativa nas escolas. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p.243-274. 

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1978. 196p. 

PAYNTER, J; ASTON, P. Sound and silence: classroom projects in creative music.  London: Cambridge University Press, 1970.

PAYNTER, J. Hear and now: an introduction of modern music in schools. London: Universal Edition, 1972.

_______. Sound and structure. London: Cambridge University Press, 1992. 

SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada et al. 2. ed. São Paulo:  Ed. Unesp, 2011.

_______. Educação Sonora. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

_______.  A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução de MArisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora Unesp, 2001. 

TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vem da rua. Rio de Janeiro: Tinhorão, 1976.

ZAGONEL, Bernadete. Em direção a um ensino contemporâneo de música. ICTUS. Salvador, 1999.

_______. Brincando com música na sala de aula: jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento. Curitiba: Ibpex, 2011.